TARIO B2B Treinamentos: Mais 5 Truques para não ser ignorado pelo seu cliente!

segunda-feira, 16 de março de 2015

Mais 5 Truques para não ser ignorado pelo seu cliente!

Por: Djalma Almeida.

Isso com certeza já deve ter acontecido com você alguma vez, se é que não acontece toda hora. Como se no popular "O santo dele não bateu com o meu ", quando você começa a conversar com a pessoa e percebe que tem pensamentos diferentes, o que você diz mesmo na sua apresentação e do seu negócio não agrada em nada e está estampado na cara da pessoa o olhar de reprovação, ou se esta não consegue te olhar nos olhos e além disso você percebe que nada do que você diz não surte nenhum efeito, as coisas não melhoram e a conversa não anda.


Internet.
Vamos tentar melhorar um pouco essa primeira impressão do seu cliente, porque isso acontece involuntariamente, ele não faz de propósito nem para te afrontar, a menos que já o conheça e não goste de seu produto ou serviço. Mas é pouco provável que isso tenha sentido por que o tempo das pessoas é precioso nos dias de hoje, difícil acreditar que alguém vá se prestar o papel de entrar em um lugar para hostilizar uma pessoa ou se desfazer do produto, por mais que a pessoa não goste do seu comércio vai tentar ter o mínimo de civilidade.

Tão importante quanto receber bem é entender bem.

Então o que acontece ? Acontece que quando alguém vai até você ela o vê como se você só se preocupasse em tomar seu dinheiro, isso é fato e o primeiro motivo para ficar totalmente na defensiva. Prepare-se para uma reação mais indiferente possível, a pessoa não quer falar nada, quer que você adivinhe o que ela está pensando e os dois primeiros minutos vão determinar como será a sua relação de negócio com essa pessoa.

Se você está no meio de um atendimento ou processo de uma relação comercial e está com esse problema de relação então é pior ainda, pode ser que você esteja trabalhando de graça.


Listei algumas ações que podem fazer com que você se conecte com seu cliente e principalmente que ele o veja como um ser humano que está apenas tentando ajuda-lo e no mínimo respeite isso.


1- Quando encontrá-lo, se possível no primeiro encontro (no segundo ou terceiro ainda a tempo ), cumprimente-o com entusiasmo e com simpatia e objetividade, sabe do tipo  "-Você está bem? , se chegou de carro pergunte: "-Pegou muito trânsito ?" .Seja cordial, educado, você aceita uma água ou café?

Não pense que é conversa fiada, estou sendo falso, você não está sendo falso, se interesse pelas pessoas, elas gostam disso, isso normalmente as faz baixar a guarda, você pode quebrar o gelo com educação e passando uma imagem positiva logo de cara.



Seu cliente olhando o que você mostra é um ótimo sinal.

2- Olhe seu cliente nos olhos, estabeleça de cara um canal de comunicação entre você e ele ou eles, não permita que nada tire sua atenção no meio de uma explanação, se perceber que não está sendo correspondida mude a estratégia, braços cruzados e cabeça baixa normalmente são sinais de reprovação, fique atento.

3- Entre em sintonia rapidamente, se ele estiver com pressa e for objetivo não enrole e seja mais direto, não enrole e nem queira explicar todos os procedimentos e nem ler a política de ética da empresa, isso causa irritação profunda no outro lado.


4- O inverso também é verdadeiro, não seja objetivo demais com clientes tranquilos e interessados, ele achará você estupido, e que você não vai acompanhar os processos com atenção.


5-Ouça de forma interessada as necessidades dele, faça anotações enquanto ouve do que achar mais importante e por mais que tenha vontade não o interrompa, deixe-o concluir seu raciocínio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário