TARIO B2B Treinamentos: Vamos a reunião. E precisa?

quarta-feira, 23 de março de 2016

Vamos a reunião. E precisa?

Por: Djalma Almeida.


Qual é o real sentido de agendar uma reunião? Na teoria mudar rotas, promover debates, organizar idéias, discutir tópicos, estipular metas, estabelecer diretrizes e enfim... poderia te dar uma dúzia de temas ou pautas de uma reunião, esse não é o ponto.





O que não entendemos as vezes é por que algumas pessoas marcam reuniões sem um motivo razoável ou alguma razão que justifique tirar sua equipe do seu foco ou suas atribuições e pior as vezes fazer com que as pessoas percam seu tempo de descanso fazendo hora extra em discussões que quando não são bem planejadas saem do nada para chegar a lugar nenhum.

Uma reunião precisa ter um bom motivo em primeiro lugar, se você tem dúvidas se tem um bom motivo para agendar uma ai vai uma dica: o que de fato vou conseguir de forma efetiva realizar a partir dessa reunião? Se você não conseguiu responder essa questão sua reunião é desnecessária. Isso posto podemos seguir adiante pensando agora na eficiência e no aproveitamento dos participantes já que agora você já tem um motivo justificável.


Para um resultado mais significativo e a participação de todos o ideal é antecipar a pauta da reunião e pedir aos participantes que anotem suas idéias ou sugestões e as envie por e-mail. Assim você pode antecipar essas opiniões e ir direto ao ponto central sem desperdício de tempo e distrações.


Por exemplo: se você promoveu uma reunião para falar de formas diferentes de prospectar clientes para aumento de carteira de uma empresa. O ideal é que você informe a pauta a sua equipe comercial e peça sugestões antecipadas para que você consiga presidir uma reunião quem sabe até com um plano de ação com base no que receber - acreditem isso acontece muitas vezes.


As pessoas virão com uma motivação diferente e por consequência você conseguirá resultados bem melhores ao invés de começar uma discussão do zero. Você já terá uma base sólida para encontrar a solução que precisa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário