TARIO B2B Treinamentos: Vai pular do barco? 3 coisas a considerar antes disso.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Vai pular do barco? 3 coisas a considerar antes disso.

Por: Djalma Almeida.


"Esse negócio aqui não está dando mais dinheiro não." Já pensou ou ouviu isso com certeza alguma vez e principalmente nos últimos tempos. Normalmente quando se pensa assim as coisas não andam muito bem no seu negócio - evidente -, por esse motivo é normal chegar a essa conclusão, e não importa se o negócio é seu ou se você é empregado.







Mas será que não é precipitado decidir mover-se para uma posição radicalmente mudando até de ramo? Alguns fatores a considerar: 


O 1º fator é  é jogar no lixo o que foi construído até então, ou seja tempo, dinheiro, trabalho e esforço empenhado. Você planejou o negócio ou a empresa que é funcionário, teve dificuldades no caminho, conseguiu superar barreiras e continuou em frente. Investiu tempo,  teve exito, depois surgiram outras dificuldades e você aprendeu com elas. Agora é hora de pensar como o investidor da bolsa - se vender suas ações quando mercado está em baixa vai perder -, isso deve ser feito somente em último caso. Trocar de empresa ou fechar seu negócio - vale tanto para empregador ou empregado.


O segundo fator - Você fez o que deveria, analisou todas as ferramentas que pudessem ser usadas para mudar a direção do leme? Isso das mais ousadas até as mais simples, aquelas que você ponderou e achou que não daria certo e abortou. Tudo deve ser considerado, inclusive um sócio investidor antes de naufragar. Uma ótima solução é uma consultoria, "mas eu não tenho como investir mais!" Consultoria sobre resultados é uma opção. Os contratos que a B2B Treinamentos fecham de consultoria grande parte deles são sobre resultados, pode ser o caminho mais seguro.


O terceiro e último fator é olhar o comportamento da concorrência, no mínimo inteligente colocar a cabeça para fora da janela e ver que quando está chovendo em cima da sua casa na casa do vizinho do lado direito também vai estar, do lado esquerdo também. Olhe com mais cautela antes de achar que só você tem certa dificuldade. Pare, olhe novamente e reveja as ações e se há alguma ação efetiva a ser feita que seus "adversários" estão fazendo e você não, se por esse motivo você não está para trás. Você que é funcionário e quer trocar seis por meia dúzia também vale refletir nisso: a mudança que você quer fazer trocando de emprego não pode ser feita dentro do seu atual? Pense nisso.





Já falei isso em outro post(crise, como não falar dela), que no meio da tempestade o lugar mais seguro ainda é o barco, mesmo que ele esteja afundando só pule dele se tiver um outro em que você possa embarcar com segurança. As vezes vale a pena tentar tirar a água dele com o balde, vai cansar - eu sei disso mais do que ninguém -, do que troca-lo por qualquer boia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário