TARIO B2B Treinamentos: O 1º passo é o fim da dança das cadeiras.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O 1º passo é o fim da dança das cadeiras.

Por: Djalma Almeida.

Um problema que atrapalha a maior parte das empresas é o alto índice de Turnover ou rotatividade de funcionários. É verdade que é preciso renovação permanente em alguns departamentos específicos mas em muitas vezes podemos conseguir isso com correções pontuais, treinamento e preparação - sem uma necessidade radical de desligamento.







O nº de desligamentos aceitável em uma empresa é não mais que 5%, acima disso indica que a empresa pode ter algum problema. Na área comercial por exemplo a realidade hoje é de até 35%



Se levar em consideração que o o perfil de consumidor de hoje é esclarecido, que pesquisa, compara e dificilmente decide uma compra em uma primeira visita. Vai chegar a conclusão que esse mesmo consumidor que visitou um comércio e volta depois de 2 semanas para definir uma compra e descobre que quem o atendeu não está mais no quadro de funcionários com toda a certeza não causa uma boa impressão - mas isso não é a pior coisa - ainda tem se a desculpa de um colega dizer que ele trocou de unidade ou está ausente.




O pior é o gestor que não consegue montar um grupo de pessoas e montar uma estratégia e seguir com ela, fazendo ajustes quando necessários e principalmente com autonomia por que está preocupado em contratar outro para trocar um vendedor que está em um mês complicado e atrapalhando a produtividade da equipe.




Se um funcionário é contratado, fica 1 mês e meio e sai significa que o processo de seleção foi falho, das duas uma - quem o contratou não foi claro mostrando direitos e deveres e o plano de crescimento - omitindo informações ou prometendo mais do que devia. Ou o contratante fez o que deveria e infelizmente para ele e a empresa contrataram uma pessoa que acha que o problema é da empresa e não dele.


A verdade é que hoje nas empresas tem acontecido um pouco dos dois. É como um time de futebol. Não adianta trocar de treinador toda hora, é preciso dar tempo para que se faça um trabalho sério e focado em resultado. Isso não acontece do dia para noite, da mesma forma os jogadores, não é por que um jogador perdeu um gol que você precisa coloca-lo na reserva - aliás muito pelo contrário - são nessas horas que devemos dar força ao profissional e identificarmos o que está acontecendo.






Sem falar que antes de profissionais são pessoas, que tem expectativas e sentimentos, esse processo de entra e sai além de desgastante não é vantajoso pra ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário