TARIO B2B Treinamentos: Dá para confiar no cliente?

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Dá para confiar no cliente?

Por: Djalma Almeida.

Por mais absurdo que pareça imagine a seguinte situação. Um cliente pede um orçamento - não está pronto para comprar - isso é um detalhe, importante mas deve ser lembrado. E você confia nele, que ele vai comprar com você e não no concorrente - você acredita que ele vá eleger a sua loja e produto como melhor opção. Como isso é possível? Por que isso acontece?




Acontece pela mágica da confiança. E o que isso tem a ver? Tem a ver com o fenômeno que acontece quando você confia uma tarefa importante a ser feita a alguém. Como as chaves do seu apartamento ou o seu carro emprestado por exemplo, você provoca nessa pessoa o sentimento de confiança que tende a ser senão prontamente - em um futuro não tão distante ser recíproco.



Se você fez o seu melhor e sobretudo acompanha e sabe o que está fazendo, não precisa de exageros. É comum nas relações de hoje bombardeios de e-mails - confirmando a presença - reconfirmando o interesse por várias ligações que acabam desgastando o interesse potencial do comprador. Apesar de achar que em muitos momentos a venda é alavancada por persistência - nesses casos mais é menos.


O ponto certo é valorizar-se como profissional e analisar se está oferecendo um excelente produto ou serviço por um preço aceitável. Insegurança não faz parte do negócio! Se puder antecipar a decisão do seu cliente será perfeito - mas se não continue confiante de que o negócio irá sair. 

Você já ligou para aquela pessoa que está interessada diversas vezes, o que aconteceu? Você perdeu - mas quando estava confiante em um dia qualquer o telefone tocou sem explicação não é verdade?

Claro não seja ingênuo mas seja mais você!

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