TARIO B2B Treinamentos: Qual é o preço? ...Por quanto você tem?

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Qual é o preço? ...Por quanto você tem?

Por: Djalma Almeida.

Ninguém, absolutamente ninguém faz milagres na hora de baixar o preço. Acontece que no momento de negociar calculamos o valor final com uma margem ideal ou aceitamos nos submeter a ganhar menos diminuindo a margem. Existe até um terceiro grupo que prefere "trocar 6 por ¹/² dúzia". Ou seja: compra do fornecedor por 50 e vende por 50 também para fazer volume.







Mas e se a ancoragem fica distante de uma realidade de mercado, se fica um valor muito inferior ao praticado pelo mercado? A resposta você já sabe, normalmente você compra um serviço e recebe um bem abaixo da expectativa; é como se você comprasse uma TV de Led de 42" e pedisse para entregar na sua casa e quando chegasse e você abrisse a caixa tivesse uma TV de 32" dentro. Isso faz sentido para você?

Se formos olhar para o mercado, de uma forma geral as pessoas consideram o preço um fator indispensável na hora de escolher a compra e é de fato, mas será que é o mais importante? Definitivamente não. Você deve analisar o contexto, custo/benefício. Compre uma calça na Levi's e compare com uma na ponta de estoque em algum supermercado e você vai saber o que estou falando.

E outra variante desse ponto analisado é que para se ganhar na competitividade dos preços o segredo não está na venda e sim na compra.




Estruturas mais enxutas, custo da operação mais baixo normalmente trazem uma vantagem que é repassada ao consumidor. Experimente ir a um grande supermercado e faça uma lista. Depois compare com uma pesquisa feita no mercado de bairro - menor que você conheça o dono. Você verá que a chance de acabar gastando mais escolhendo o mercado grande é maior.

Atendimento, localização, comodidade e segurança são benefícios que estão embutidos na operação. Por mais que o grande tenha mais vantagem que o menor na hora de barganhar um desconto. Por outro lado também tem inúmeros departamentos a mais que vão impactar diretamente no preço final de check out.

Qual o ponto de equilíbrio? É oferecer o seu produto, dentro de um preço onde sua empresa possa custear o que se propõe, sem comprometer o produto ou a prestação de serviços. Se você quiser diminuir a margem com segurança poderá faze-lo, se for para empatar o jogo sem lucro "CUIDADO"- pode abrir um precedente perigoso.






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