TARIO B2B Treinamentos: Entendendo o que deu errado.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Entendendo o que deu errado.

Por: Djalma Almeida.

E se você fizesse o seu melhor, desde a recepção do seu cliente, conseguisse reproduzir em seu projeto todas as expectativas dele.Se ainda conduzisse o fechamento com desenvoltura, valorizando seu produto, demonstrando conhecimento e no momento do fechamento seu cliente declinasse, Hein ? Não (...) como assim, mas estava certo, eram favas contadas, o pedido já estava fechado!


Imagem:Ilustrativa.

O problema alegado por ele, por ele e pela maioria que chega a esse ponto tão adiantado do negócio e desiste é que ele acredita que sua empresa não fornece as garantias  que ele julga serem indispensáveis para a confiança plena.
É como ser abandonado no altar no dia do seu casamento, a noiva alega que o noivo sempre gostou de farra e prefere não arriscar e se for para dizer um não é melhor que seja a sangue frio.

Mas você vai dizer: -Por que ele não avaliou isso antes ?
Nada está resolvido até o cheque estar na mesa, a negociação ser sacramentada e assinado, e mesmo assinado vou te dizer que ainda corre risco depois de fechado em alguns casos.


Maria Clara foi abandonada no altar em Império (Foto: Artur Meninea)


Entenda que não basta ter o melhor produto, nem o melhor preço. 
Para fidelizar seu cliente você precisará de um conjunto de benefícios e qualidades em todos os aspectos que uma relação comercial precisa ter. Requisito básico é confiança, nesse meio tempo se houver ruído nessa relação tudo está perdido.
-O que eu devo fazer então para ter 100% de convicção que isso não vai acontecer comigo ? Eu te diria que aprender com os próprios erros é o princípio básico para isso. Como? Conhecemos os pontos fortes de nossa empresa ou do serviço que oferecemos, mas também conhecemos os pontos em que somos mais vulneráveis, então ao invés de esperar que a sorte decida em um momento crucial de decisão de compra justamente o ponto em que você sabia que você tinha uma deficiência.

Por que não disse você de uma forma honesta assumindo o erro (entenda o tamanho do risco de saber se colocar nessas horas), mas é melhor você usar transparência, do que ouvir de uma boca estranha justamente o que você deixou de dizer.
As pessoas são desconfiadas hoje em dia, portanto, não tente fazer parecer o mundo do país das maravilhas, não fale só pontos positivos, além de admitir que em determinado setor, se houve um problema e é de conhecimento de todos diga o que está fazendo para corrigir o problema.
Esperar no momento final pode fazer você fique esperando no altar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário